Pesquisar

Translate

28 de abr. de 2012

Ácidos e Bases - principais usos





Os Principais Ácidos e Bases e Seus Usos

ÁCIDOS

ÁCIDO
FÓRMULA
PRINCIPAIS USOS

Ácido Fluorídrico
HF
É venenoso. É capaz de corroer o vidro, desta forma, deve ser armazenado em frascos de polietileno, sendo um ácido utilizado para a realização de gravações em cristais e vidros, como por exemplo, a numeração existente na parte inferior dos vidros dos carros, o qual é gravado com o auxílio deste ácido. As suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e semi-forte (α =8,5%).

Ácido Clorídrico
HCl
Foi descoberto no século XV e sua produção industrial se iniciou na Inglaterra. O ácido Clorídrico puro (cloridreto) é um gás incolor, super tóxico, não inflamável e corrosivo. Sua solução aquosa é chamada de ácido clorídrico, o qual pode ser vendido comercialmente com o nome de ácido muriático, sendo impuro, e utilizado para a limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens, como por exemplo, em construções civis, onde é usado para remover respingos de cal em azulejos e pisos. Além disso, é utilizado na indústria e em laboratórios,e ainda se faz presente em nosso próprio corpo, no suco gástrico, para auxiliar na digestão. As suas classificações químicas, são: hidrácido, volátil monoácido e forte (α = 92,5%).

Ácido Cianídrico
HCN
É um ácido extremamente tóxico, pois age sobre a hemoglobina do sangue, sendo assim um gás de ação venenosa mais veloz, o qual é conhecido    com uma concentração de 0,3 mg/L de ar, instantaneamente letal. É utilizado em câmaras de gás para execução de pessoas condenadas à pena de morte por tal método, sendo que por curiosidade, a primeira vítima foi seu descobridor, Carl Wilhelm Scheele, que deixou cair um vidro contendo a solução. É utilizado também na fabricação de plásticos, cianetos, corantes e outros produtos do gênero. O ácido cianídrico ser conservado fora do contato com a luz, mesmo difusa, pois pode causar a sua explosão. É vendido comercialmente com o nome de ácido prússico. Suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e fraco (α = 0,008%).

Ácido Sulfídrico
H2S
É um ácido altamente tóxico e inflamável, sendo fortemente irritante para as mucosas. A sua concentração letal é de 2 mg/L de ar. O H2S é composto na decomposição de materiais orgânicos que possuem enxofre. Possui odor bastante desagradável, o qual se assemelha com o odor de ovo podre. É utilizado como redutor e em reações de precipitação. Suas classificações químicas, são: hidrácido, diácido, volátil e fraco (α = 0,076%).

Ácido Sulfúrico
H2SO4
É incolor, relativamente denso (1,84 g/mL), oleoso, tem a capacidade de carbonizar açucares, é corrosivo e com grande poder desidratante somente quando concentrado, podendo causar queimaduras na pele e ‘furos’ em determinados tecidos. A sua maior utilização é na produção de fertilizantes, mas também é utilizado em baterias ou acumuladores de automóveis, na indústria petroquímica, na fabricação de corantes e papel. Quando concentrado, é um ácido oxidante, e higroscópico, tendo a capacidade de absorver água da atmosfera. Sua dissolução em água é altamente exotérmica, sendo assim responsável por um tipo de chuva ácida, típico de ambientes poluídos. Suas classificações químicas, são: oxiácido, diácido, fixo e forte (α = 61%).

Ácido Nítrico
HNO3
É um líquido corrosivo, incolor e muito volátil, que desprende vapores muito tóxico. Ficando apenas atrás do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais fabricado e consumido na indústria, sendo mais utilizado na fabricação de explosivos, além de ser importante na produção de fertilizantes agrícolas, drogas, corantes, sínteses orgânicas e muitos outros. É possível encontrá-lo concentrado ou diluído, apesar de ser um ácido oxidante. O HNO3 é responsável por outro tipo de chuva ácida, a qual é também típica de ambientes poluídos, mesmo que possa se formar ao longo da ocorrência de chuvas acompanhadas de relâmpagos em ambientes não-poluídos. Antigamente era conhecido entre os alquimistas como água forte, e é um dos ácidos mais fabricados e consumidos pela indústria. Suas classificações químicas, são: oxiácido, monoácido, volátil e forte (α = 92%).

Ácido Carbônico
H2CO3
É um dos componentes das bebidas gaseificadas, sendo altamente instável, gerando água e gás carbônico, com os quais cria-se um equilíbrio dinâmico, formando CO2 + H2O → H2CO3. Quando se combina com a água da chuva, o gás carbônico origina-se no ácido carbônico, independentemente de poluição, o que faz com que concluamos que toda chuva é acida. Suas classificações químicas, são: oxiácido, diácido, volátil e fraco (α = 0,18%).

Ácido Fosfórico
H3PO4
É um sólido incolor contendo Ponto de Fusão (PF) de 420C. É encontrado comumente no comércio na forma de um líquido viscoso, ou seja, em solução aquosa a 85%. É utilizado na fabricação de fertilizantes (superfosfatos e fosfatos), nas indústrias de vidro e tinturaria, por exemplo. Além disso, também é empregado como acidulante em refrigerantes, principalmente os de sabor Cola. Suas classificações químicas são: oxiácido, triácido, fixo e semi-forte (α = 27%).

Ácido Acético
CH3COOH
É um líquido incolor, de cheiro peculiar e penetrante, solúvel em água em qualquer proporção. Na atualidade é utilizado principalmente como condimento culinário, ou seja, no vinagre, sendo uma solução aquosa de ácido acético a ± 4%. Suas classificações químicas, são: orgânico, monoácido, volátil e fraco (α = 1,3%).


BASES

BASE
FÓRMULA
PRINCIPAIS USOS

Hidróxido de Sódio
NaOH
Também conhecido como soda cáustica, o Hidróxido de Sódio é a base mais importante para as indústrias e para os laboratórios, pois de longe é a mais produzida e a mais utilizada. É um sólido branco, bastante corrosivo e tóxico, sendo que forma cristais opacos e fortemente higroscópicos. As suas soluções concentradas devem ser armazenadas em frascos plásticos, pois reagem lentamente com o vidro. A NaOH é utilizado na preparação de produtos orgânicos, como sabão, seda artificial, glicerina, celofane, e outros. Além disso, na indústria petroquímica é utilizado na fabricação de papel, celulose, materiais de limpeza doméstica, corantes e outros, assim como na fabricação de produtos desentupidores de pias e ralos. Suas classificações químicas, são: muito solúvel, monobase e forte.

Hidróxido de Cálcio
Ca(OH)2
é a cal apagada ou cal extinta pelo fato de ser obtido pela reação do CaO, como óxido de cálcio e cal viva ou cal virgem com a água. Esta é a mesma reação que ocorre quando os pedreiros preparam a argamassa usada no assentamento de tijolos. Em temperatura ambiente é um sólido branco, e é utilizado na agricultura para diminuir a acidez dos solos e como fonte de íons cálcio para o metabolismo das plantas. Além disso, é utilizado no tratamento de água e esgotos. Quando em solução aquosa é denominado de água de cal e a sua suspensão de leite de cal, a qual é utilizada nas pinturas a cal, a famosa caiação. Suas classificações químicas, são: pouco solúvel, dibase e forte.

Hidróxido de Amônio
NH4OH
Esta base não existe isolada, desta forma, é encontrada somente na forma de uma solução aquosa de gás amônia (NH3), a qual é denominada de amoníaco, muito utilizada em produtos de limpeza, onde se estabelece o seguinte equilíbrio : 
NH3 + H2O NH4OH . É a única base simultaneamente solúvel e fraca, e também a única volátil que apresentando odor de amônia, ou seja, gás incolor e de cheiro irritante. É utilizada na fabricação do conhecido ‘sangue do diabo’, um líquido bastante difundido em brincadeiras infantis. Já a amônia é muito usada como fertilizante agrícola. Suas classificações químicas, são: muito solúvel , monobase e fraca.

Hidróxido de Magnésio
Mg(OH)2
É um sólido branco e a sua suspensão é denominada de leite de magnésia, contendo concentração de aproximadamente 70% em massa. É um líquido branco e espesso, usado como antiácido estomacal e laxante, o qual tem a capacidade de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico)do suco gástrico. É utilizado na refinação do açúcar e na fabricação de papel, e também na indústria farmacêutica. Suas classificações químicas, são: insolúvel, dibase e fraca.

Hidróxido de Bário

Ba(OH)2
Sob o nome barita é usado em medicações homeopáticas. É também usado para limpeza e absorção em derramamentos de ácidos. Também sob o nome de barita é usado na produção de papel fotográfico para impressão. Fabricação de cerâmica e vidro. Em parte como substituição para carbonato de bário. Tratamento de água dura.

Hidróxido de Alumínio
Al(OH)3
É um composto cristalino branco. Ocorre como mineral gibsita. Farmacologicamente é usado como um anti-ácido. O hidróxido reage com o excesso de ácido clorídrico no estômago, reduzindo sua acidez.
Elaborado por Prof. Paulo Silva