Pesquisar

Translate

27 de ago. de 2011

Caráter Metálico


Caráter Metálico

Os metais são pouco eletronegativos ou muito eletropositivos e apresentam a tendência de perder elétrons quando fornecemos energia.
Quanto mais forte esta tendência, mais eletropositivo e mais metálico será o elemento. Toda tendência em perder elétrons depende da energia de ionização.
O caráter metálico aumenta de cima para baixo na tabela periódica porque é mais fácil remover um elétron de um átomo grande do que de um átomo pequeno.
Analisando o grupo 14 da tabela periódica notamos que o carbono (C) é um ametal, o germânio (Ge) apresenta algumas propriedades metálicas, e o estanho (Sn) e o chumbo (Pb) são metais.
No sentido horizontal (períodos) o caráter metálico decresce da esquerda para a direita porque neste sentido decresce o tamanho dos átomos e aumenta a energia de ionização. Sendo assim o sódio (Na) e o magnésio (Mg) são mais metálicos que o silício (Si), que por sua vez é mais metálico do que o cloro (Cl). Os elementos mais eletropositivos localizam-se na parte inferior esquerda da tabela periódica, e os ametais mais característicos na parte superior direita.


A eletropositividade é na realidade o inverso da eletronegatividade. Os elementos fortemente eletropositivos formam compostos iônicos. Óxidos e hidróxidos dos metais são compostos básicos que se dissociam formando hidroxila.

NaOH   Na+  +  OH-                         CaO + H2O   Ca+2  +  2OH-

O grau de eletropositividade se manifesta de diversas maneiras. Elementos fortemente eletropositivos reagem com água e ácidos.
                                                          Elaboração: Prof. Paulo Silva