Pesquisar

Translate

24 de jun. de 2011

A Corrosão dos Metais



A Corrosão

               A corrosão é a oxidação de um metal. Ela diminui a vida útil dos materiais, tais como automóveis, pontes e utensílios domésticos. É um processo eletroquímico. A substituição do metal corroído custa caro aos cofres públicos e aos nossos bolsos.
               A principal culpada é a água. Uma gota de água na superfície do ferro, por exemplo, pode agir como eletrólito para a corrosão em uma pequena célula eletroquímica.

               Nas bordas da gota, o oxigênio dissolvido oxida o ferro. Os elétrons retirados desta parte do metal pela oxidação podem ser restaurados em outra parte do metal condutor. No caso do ferro que está banhado pela região pobre em oxigênio do centro da gota. Os átomos de ferro que perdem seus elétrons formam íons Fe2+, e dissolvem-se na água vizinha. Esse processo resulta na formação de minúsculos buracos na superfície. O íons Fe2+ são depois oxidados a Fe3+ pelo oxigênio dissolvido. Estes íons precipitam com óxido de ferro (III) hidratado, Fe2O3.H2O, popularmente conhecido por ferrugem. 
Quanto maior o número de íons dissolvidos, mais a água se torna condutora. A formação da ferrugem é acelerada. Esta é uma das razões pela qual o ar salino das cidades litorâneas é tão prejudicial aos metais expostos. 

Elaboração: Prof. Paulo Silva.