Pesquisar

Translate

8 de jul. de 2009

PURIFICAÇÃO DA ÁGUA



A Purificação da Água

Atualmente, o método mais utilizado é a cloração. Quantidades suficientes de gás cloro ou ainda de hipoclorito, são adicionados à água para destruir ou inativar os microorganismos. O gás cloro reage quase que completamente com a água para formar o ácido hipocloroso, HClO(1), que se ioniza(2) gerando H+ e ClO-.


A presença do cloro diminui o pH(3) da água pela liberação de íons H+. O pH do meio é importante por que influencia na extensão com que o ácido hipocloroso se ioniza. Seu potencial de desinfecção é cerca de 80 vezes superior sob valores de pH inferiores a 7,5.

A dose e o tempo envolvidos são fatores fundamentais para o sucesso da cloração. O excesso de cloro deve ser evitado para que a água não possua após o tratamento um sabor indesejado.

Outros agentes desinfetantes podem ser as cloraminas(4), ozônio(5) e radiação ultravioleta.

(1) fórmula estrutural do ácido hipocloroso: H - O - Cl ( duas ligações covalentes simples)

(2) ionização do ácido hipocloroso: HClO = H+ + ClO-. Classifica-se como oxiácido, fraco, ternário,monoprótico e fixo.

(3) pH é uma escala de medida de acidez. Seus valores variam de 0 até 14. Sendo que de 0 a 7 a solução apresenta caráter ácido, exatamente 7 é neutra e acima de sete é básica.

(4) As cloraminas referem-se a uma família de compostos orgânicos, usados como desinfetantes, com a fórmula geral R2NCl e RNCl2. Sua fórmula estrutural é:

(5) O ozônio é um poderoso germicida, empregado em engenharia sanitária para a desinfecção da água potável e na remoção de sabores e odores indesejáveis.


Elaboração Prof. Paulo Silva