Pesquisar

Translate

8 de jul. de 2009

DICAS IMPORTANTES




1) No Modelo Atômico de Bohr cada nível apresentava uma quantidade de energia constante. É a energia quantizada. Quando um elétron “salta” para camadas mais afastados do núcleo, ele absorve energia. Ao retornar, emite a energia em forma de ondas eletromagnéticas.

2) Meia-vida ou período de semidesintegração é o intervalo de tempo transcorrido para a massa da amostra se reduzir à metade da massa inicial.

3) Isótopos são átomos do mesmo elemento que possuem diferentes números de massa. Isóbaros são átomos de elementos diferentes que possuem o mesmo número de massa e Isótono possuem o mesmo número de nêutrons.

4) Substância simples é formada por átomos de um mesmo elemento. Não pode ser desdobrada. Substância composta é formada por átomos de elementos diferentes e desdobra-se em outras.

5) As misturas que se fundem a temperatura cte são eutéticas e não sofrem fusão fracionada. As que entram em ebulição a temperatura cte são azeotrópicas e não sofrem destilação. Para separar misturas heterogêneas usa-se: filtração, decantação, sifonagem, dissolução fracionada, flotação, levigação, peneiração e separação magnética. As misturas homogêneas são separadas por: destilação simples ou fracionada, liquefação fracionada e fusão fracionada.

6) A destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com ponto de ebulição próximos. A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido.

7) Em átomos com o mesmo número de camadas, quanto maior a carga nuclear maior a força de atração sobre os elétrons menor o raio atômico.

8) O Potencial de Ionização é a energia fornecida ao átomo neutro, isolado no estado gasoso, para retirar o elétron mais afastado do núcleo e assim produzir um íon gasoso positivo.

9) A ligação iônica consiste na transferência de elétron(s) de um metal (íon catiônico) para um ametal (íon aniônico). Essa transferência de elétron(s) é originária de uma forte atração eletrostática entre esses íons. Os compostos que apresentam essa ligação são chamados compostos iônicos. Toda substância iônica é sólida e forma um retículo cristalino, nas condições ambientes. Os pontos de Fusão (PF) e de ebulição (PE) são bem altos. As substâncias iônicas conduzem corrente elétrica quando fundidas ou quando dissolvidas em água sendo solúveis em solventes polares.

10) Na ligação covalente o par de elétrons passa a pertencer simultaneamente aos dois átomos. A atração dos núcleos sobre esse par de elétrons compartilhados é que mantém os átomos unidos.

11) Os hidrocarbonetos (alcanos,alcenos e alcinos) são moléculas apolares. Os álcoois, aldeídos, éteres, cetonas, carboxilácidos são moléculas polares.

12) As ligações intermoleculares são responsáveis pelos pontos de fusão e ebulição, pela volatilidade e tensão superficial dos materiais. Podemos dividir as ligações intermoleculares em dois tipos: ligações de hidrogênio e Forças de van der Waals (dipolo permanente e dipolo instantâneo).
Elaboração do Prof. Paulo Silva