Pesquisar

Translate

8 de jul. de 2009

ARMAS QUÍMICAS



1) Agentes Lacrimogêneos: provocam grande irritação nos olhos e garganta.

2) Agentes Asfixiantes: causam sérias lesões nos pulmões dificultando a respiração.

3) Agentes causadores de feridas: causam feridas, náuseas, vômitos, irritações nos olhos e na pele.

O gás mostarda é um agente causador de vesículas, comumente conhecido como agente pustulento. É incolor em estado puro. Não sendo puro, geralmente tem coloração de amarelo a marrom, com um leve odor de alho ou mostarda. 

O gás mostarda, em vapor ou liquefeito, pode infiltrar-se nos olhos, na pele e nas membranas mucosas. O gás mostarda causa lesões no trato respiratório, na pele e nos olhos. Também pode causar supressão da medula óssea, lesões neurológicas e gastrintestinais. Embora provoque mudanças celulares em poucos minutos de contato, dores ou outros efeitos clínicos demoram de uma a 24 horas para aparecer. Não há antídoto para a exposição ao gás mostarda.

4) Agentes que atuam no sangue: matam por asfixia quando se combinam com a hemoglobina, tornando-a incapaz de transportar o gás oxigênio para as células dos organismos.


O gás cianídrico é uma substância incolor e extremamente inflamável, podendo ter forma gasosa ou líquida. Libera vapor tóxico no fogo e é altamente explosivo. O contato irrita os olhos, a pele e o trato respiratório. Os sintomas e sinais são queimação e vermelhidão nos olhos. A inalação causa convulsão e tontura , podendo levar ao colapso. A substância pode afetar o sistema nervoso central, provocando insuficiência das funções respiratórias e circulatórias. A exposição pode ser fatal.

5) Agentes nervosos: atuam sobre o sistema nervoso, bloqueando a transmissão de impulsos nervosos de um neurônio para outro. Ocorre uma parada cardíaca ou respiratória.

O gás Sarin pode matar em questão de minutos, após exposição. A substância penetra no corpo por inalação, ingestão, pelos olhos ou a pele. Os sintomas variam, porém os mais comuns são: coriza, olhos lacrimejantes , salivação e sudorese excessivas, dificuldade para respirar, visão turva, náusea, vômitos, espasmos e dor de cabeça. Mata ao atacar a musculatura, incapacitando-a de sustentar funções vitais, como a respiração.


O VX é um composto altamente tóxico tanto em estado líquido como em forma de vapor que ataca o sistema nervoso central, sendo considerado pelo menos 100 vezes mais tóxico do que o sarin, se infiltrado na pele, e duas vezes mais tóxico por inalação. O VX pode matar minutos depois do contágio. Pode entrar no corpo por inalação, ingestão, pelos olhos e infiltrando-se na pele. Os sintomas podem variar, mas comumente incluem: coriza, olhos lacrimejantes, salivação e sudorese excessivas, dificuldade para respirar, visão ofuscada, náusea e espasmos. Mata ao atacar a musculatura esquelética voluntária, fazendo com que os músculos não consigam ativar a respiração.


6) Agentes desfolhantes: este tipo de arma visa a vegetação e não o ser humano. Ao desfolhar as árvores impede que soldados se escondam sob elas.


O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exército americano na Guerra do Vietnã. O agente laranja contém um dos mais fortes venenos existentes, uma variação da dioxina chamada TCCD. Após desfolhar a floresta, a dioxina espalhava sua toxina pela cadeia alimentar - o que teria gerado vários defeitos de nascença.




Elaboração Prof. Paulo Silva