Pesquisar

Translate

23 de mai de 2010

METAIS ALCALINOS E HALOGÊNIOS - USOS



Metais Alcalinos

Lítio


O metal é utilizado em baterias recarregáveis e solares e em ligas metálicas de baixa densidade. Compostos de lítio são utilizados em aparelhos para absorverem CO2, formando o carbonato de lítio e na composição de graxas de alta resistência a umidade e temperaturas elevadas. O Li2CO3 é utilizado como princípio ativo de medicamentos para controle de psicose maníaco-depressiva.


Sódio


O sódio é aplicado na produção de ligas metálicas utilizadas para transferência de calor em reatores nucleares e em sínteses orgânicas. Já os seus sais, são empregados na fabricação de papeis, sabões e vidros. Além de ser empregados na industria petroquímica e como tempero para comidas (NaCl).






Potássio


O potássio metálico é utilizado em reações orgânicas, como forte agente redutor. O KNO3  é utilizado em fertilizantes e explosivos. O KClO4 e o KClO3são utilizados em fogos de artifício como agentes oxidantes e que são, também, altamente explosivos e responsáveis pela coloração violeta. Uma liga metálica K-Na é utilizada em reatores nucleares, para transferência de calor. O KOH é utilizado para a produção de sabão. O isótopo K-40 é utilizado para realização de datação por decaimento radioativo.
           

Rubídio


O rubídio é utilizado na produção de semicondutores e células fotoelétricas. O RbOH é empregado em baterias de funcionamento à baixas temperaturas.








Césio


O césio é usado como componente de catalisador, em células fotoelétrica e em relógio atômico (possui precisão de 5 segundos em 300 anos). Um de seus isótopos é radioativo e utilizado como fonte de radiação gama e é utilizado no tratamento de câncer (bomba de césio, que foi agente no acidente em Goiânia, em 1987) e em dispositivo de medidor de nível para líquidos, utilizados na indústria de bebidas e para controle de nível de silos de grande porte para grãos e refinarias.




Halogênios

Flúor


Uma das mais importantes aplicações do flúor (na forma de NaF ou Na2PO3F) é a sua introdução em água potável e em cremes dentais, com o intuito de diminuir os casos de cáries na população. O HF é utilizado para fazer gravações em vidros (numeração em vidros de automóveis).  O flúor é ainda utilizado na fabricação de polímeros, tipo tetrafluoroetileno, o conhecido Teflon, além de ser utilizado no processo de enriquecimento de urânio.           





Cloro


Seus compostos são utilizados como conservante de carnes e comidas, como alvejantes, limpador de superfície e reagente de laboratório. O cloro e seus compostos são, também, utilizados no tratamento de águas pelas empresas responsáveis, pois ele tem grande ação germicida, além de serem utilizados na produção de papel (clareamento), derivados de petróleo, medicamentos, inseticidas, tintas, plásticos, entre outras tantas aplicações.   






Bromo


O bromo é utilizado na produção de medicamentos, desinfetantes, praguicidas, purificação de água e corantes. Além de ser amplamente utilizado na produção de filmes fotográficos, na forma de AgBr.








Iodo


O iodo molecular, I2, é empregado como antiséptico. Um sal de iodo, o KI ou NaI, é adicionado ao sal de cozinha, para evitar os "DDI" (Distúrbios por Deficiência de Iodo), o que pode provocar problemas de saúde como: bócio, abortos prematuros, etc. O isótopo radioativo I-131 é empregado na medicina, no tratamento de tireóide.



Astato


Nenhuma aplicação é conhecida ou descrita para o astato ou compostos de astato, devido à sua meia-vida muito curta de aproximadamente 8 horas.


Elaboração: Prof. Paulo Silva